sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

IGNORÂNCIA OU MANIPULAÇÃO?


Tenho trabalhado muito com pessoas em depressão! Todas que levam seu tratamento a sério; isto é, tomando sua medicação corretamente, fazendo terapias com seriedade, conseguem controlar a doença e podem ser curadas. Elas aprendem a valorizar mais o seu dia a dia.

 Mas, com tristeza, também vejo pessoas que procuram alternativas, achando que vão resolver tal problema de forma mágica. Sou cristão! E como cristão vou lhe dizer uma coisa: “Vejo como um milagre divino as medicações, boas terapias e que milhares e milhares de pessoas tem sido beneficiadas”.

 Esses dias eu ouvi a história de um líder que ordenou para alguns membros, que se submetiam ao tratamento psiquiátrico, atirar no lixo todo o tipo de antidepressivo e que interrompessem as terapias, pois eles não precisavam de homens, mas sim de Deus, e que Jesus teria poder para cura-los. O engraçado é que essa pessoa sofre de problema sério de saúde e faz tratamento rigoroso. Por que será que antes de dar essa ordem ele também não jogou fora os seus remédios? Vocês percebem o que está em voga? É a forma usada para pregar um preceito verdadeiro (Jesus) e transformá-lo numa ideia inadequada. Eu, particularmente, concordo quanto ao poder de Deus, e como cristão creio que ele pode todas as coisas. Mas também creio num poder sobrenatural dado por Deus ao ser humano: a inteligência, que Deus deu ao homem, que possamos aproveitar nossas vidas.

 Quando um líder fala (através da religião, no púlpito, no rádio, nos livros ou de um conselho), temos a tendência de acatar suas mensagens como verdades absolutas, sem analisar suas intenções latentes. Agora pensem: Se apóstolo Paulo, um servo de Cristo Jesus, nos aconselhou a usarmos algo chamado senso crítico, é por que ele sabia de pelo menos duas coisas:

 1- Que teríamos capacidade de discernir o que é bom.

 2- Que parte de qualquer coisa (inclusive mensagens em templos religiosos) poderia conter alguma forma de mal. Amigos, há ensinos e mandamentos sábios; porem, há outros com apenas aparência de sabedoria-falsas palavras disfarçadas de verdades, com tremendo poder de nos enganar.

Existe uma infinidade de falas mentirosas, ideias meramente humanas, camuflada de verdade, que ao serem assinadas com referências bíblicas, tornam-se responsáveis por ainda mais a carga de sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário